terça-feira, 22 de setembro de 2015

O Gigante da Moda




               É manhã em Nova Iorque. Um homem sai à rua com seus 1,60 e cabelos grisalhos que delatam a sua idade. Na pele, diversas tatuagens coloridas devolvem-lhe um pouco de jovialidade.  Algumas cabeças voltam-se para seu estilo impecável. Apenas mais uma pessoa na maior cidade dos Estados Unidos. Exceto que essa pessoa possui mais de meio milhão de seguidores no Instagram e é parado na rua para tirar fotos com fãs. Na China. Por quê? Porque Nick Wooster é um homem de 1,60, cabelos grisalhos, tatuado e bem-vestido. E tem atitude. Simples assim. Isso foi o suficiente para que ele se tornasse um ícone de moda espontâneo.

               Nickelson Wooster nasceu no Kansas, estado na região central dos Estados Unidos. Seu interesse por moda começou cedo, ainda garoto. Seus pais compravam-lhe roupas com prazer. Porém, à medida em que ele ia ficando mais velho, e o preço do seu estilo mais alto, eles disseram-lhe que haveria de pagar com seu próprio esforço. Decidiu então trabalhar na melhor loja de roupas da sua cidade, Joseph P. Roth & Sons. Esse foi seu primeiro contato profissional com moda. Mais tarde essa relação se tornaria sua vida: após se formar em publicidade e marketing, trabalhou à frente de nomes como Calvin Klein, Sacks e Ralph Lauren.

Wooster à esquerda: combinação única de estampa e quadriculado.
               As relações profissionais do "WoostGod" com o mercado da moda foram, em sua maioria, efêmeras, é verdade. O que torna a sua figura interessante é o fato de ser um ponto de contato com seguidores altamente fidelizados - um sonho do varejo contemporâneo. Nick é sua própria marca, vendendo um estilo de vida.


               Contudo, ser um homem no mundo da moda no século XX era bem mais difícil do que hoje em dia, assim como ser homossexual assumido também era um desafio muito maior: “Eu estou bastante animado, porque acho que hoje os homens estão num lugar muito diferente do que estavam 20 anos atrás em termos de estilo. [...] Eles não têm medo, ou estão certamente abertos para isso de uma maneira que eu não acho que estavam no começo da minha carreira.”

               É fácil perceber o motivo pelo qual se tornou uma referência na moda masculina. O seu estilo no dia-a-dia é bastante ousado e inovador. Blazers com bermudas, trajes bicolores e misturas de estampas estão constantemente no seu repertório.


"Hoje, homens gays, mulheres gays podem se casar e isso era impensável pra mim há 10, 20 anos. É por isso que é tão emocionante viver nos tempos que estamos vivendo."

               Quebrando normas. Estabelecendo novos padrões. Servindo de referência pra moda masculina. Nick Wooster é um extraordinário homem comum e por isso é um homem que deve ser lembrado.