sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cinco dicas essenciais para cuidar da barba



É imprescindível separar alguns minutos da semana para se dedicar a barba, seja para ficar com o rosto liso ou apenas aparar os pelos. O trabalho maior, porém, fica com aqueles que optam por manter a barba comprida, afirma a dermatologista Mariana Barbato, da Sociedade Brasileira de Dermatologia: "Sem os cuidados necessários, ela pode deixar a pele oleosa, pode favorecer o aparecimento de espinhas e até causar descamação da pele", afirma. Separamos cinco dicas para evitar problemas nessa região, e manter uma barba macia e saudável.

1 - Evite coçar




Assim que a barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. Mas usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios. Usar produtos pré e pós barba pode proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.

2 - Higiene



A barba acumula impurezas ao longo do dia e, por isso, precisa ser higienizada diariamente. "A necessidade se torna ainda maior para homens com bigode, pois ele entra em contato direto com alimentos e bebidas", aponta a dermatologista Mariana Barbato. A a solução é lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições com um sabonete neutro, que é menos propenso a causar irritações.

3 - Hidratação 


Para que os pelos da barba fiquem macios, a dermatologista Caroline Cividanes recomenda passar condicionador após o banho e deixar o produto agir por cerca de cinco minutos. Mas é preciso respeitar a frequência do uso do condicionador. "O procedimento não deve ser feito diariamente, porque pode deixar a pele oleosa", explica. A dermatologista Mariana não é a favor do método. Ao invés do condicionador, ela recomenda usar filtro solar ou cremes específicos para o rosto e oil-free.

4 - Corte



O corte da barba pode ser feito com tesoura ou mesmo com o barbeador elétrico. Para os que gostam de criar desenhos ou formatos específicos, é preciso cuidado ao usar a lâmina para não agredir a pele e favorecer pelos encravados. Opte por cremes para barbear com silicone na fórmula, que melhoram o deslizamento da lâmina e diminuem o atrito, reduzindo as irritações. Já no caso de homens com barba muito grossa ou muitos pelos, uma solução para reduzir o volume é optar por algumas sessões de depilação definitiva para facilitar a manutenção. 

5 - Pente para a barba



O pente é um acessório simples mas indispensável para cuidar da barba. Além de dar o estilo e formato que você quiser, ele é importante para desembaraçar fios e retirar resíduos que podem estar entre eles. Penteie os pelos para baixo até quase chegar ao final e veja quais pelos estão desiguais, se destacando dos outros, e então corte com a tesoura. Você pode fazer isso em todas as direções, principalmente se sua barba for cheia o suficiente para deixá-la arredondada.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Seis dicas simples para cuidar do cabelo

O cabelo do homem não é igual ao da mulher. É mais espesso e tem camadas mais compactas e firmes, sendo menos poroso e frágil do que o cabelo feminino. Os fios tendem a ser mais oleosos, o que aumenta a necessidade de cuidados para não desenvolver caspa, calvície, dermatite seborreica e outros problemas. 

Preparamos cinco passos indicados por dermatologistas para manter os seus cabelos com boa aparência e saudáveis:

Lavar todos os dias



É muito importante lavar os fios todos os dias para controlar a oleosidade do cabelo, segundo o dermatologista Claudio Mutti, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Ele também alerta sobre a temperatura da água, que não deve ser muito quente. 

Uso moderado de condicionador



O uso diário de condicionador não é indicado. A dermatologista Maria Paula Del Nero, da Academia americana de Dermatologia, recomenda a apenas homens com cabelo muito seco ou comprido usar o produto. "Como o cabelo masculino costuma ser curto, fica difícil aplicar o condicionador somente nas pontas e, se for aplicado em todo o cabelo, irá aumentar a oleosidade", conta. O melhor é aplicar apenas uma pequena quantidade (como uma moeda), em dias alternados, após a lavagem com xampu apropriado para o seu tipo de cabelo.

Xampu e condicionador adequados



Assim como as mulheres, os homens devem usar apenas os produtos certos para o seu tipo de cabelo (oleoso, normal ou seco). O especialista em beleza dos cabelos e hair stylist Gennaro Preite proíbe o uso de sabonete para lavar os fios. "Sabonete resseca demais os cabelos porque tem uma maior quantidade de soda caustica, além de outros adstringentes", comenta o especialista.

Cuidado com finalizadores



Gel e pomadas são ótimos aliados para ajudar a arrumar o cabelo após o banho, mas o ideal é que os produtos sejam sem álcool - para não ressecar os fios - e usados sem exageros - para não deixar os cabelos com aparência de que estão sujos. Quem usa essas opções com frequência também deve lavar o cabelo ao menos uma vez por semana com shampoo antirresíduos, para retirar os restos do produto grudados no cabelo e evitar a caspa. 

Evitar chapéus e bonés



O consultor de imagem e beleza Alexandre Krizek, do Instituto Krizek, explica: "O uso frequente de acessórios para cabeça, como bonés, pode deixar o couro cabeludo muito oleoso e sem respirar e pode piorar algumas patologias, como a dermatite seborreica, fazendo com que ocorra a queda dos cabelos". Esses acessórios também dificultam a secagem adequada do couro cabeludo, o que piora o problema de caspa e provoca a queda de fios.

Hidratar sempre que preciso



Sol, cloro da piscina, água do mar e diversos outros fatores externos ressecam os cabelos. O dermatologista Anderson Zei, da Sociedade Brasileira de Laser. recomenda o uso de protetor solar capilar, para evitar o ressecamento dos fios causado pelo sol. Já quando o seu cabelo é prejudicado pelo cloro ou sal da água do mar, o ideal é lavar bem os fios com água não salinizada e penteá-los com uma quantidade muito pequena de creme hidratante, que pode ser à base de queratina. Deixe o produto agir por 15 minutos e depois enxague bem.


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Chá gelado: uma opção saudável para os dias de calor

Pensar em chá com o calor escaldante desta época do ano pode parecer loucura, mas os chás gelados vem se tornando cada vez mais populares.  Além de refrescantes, eles são, muitas vezes, mais leves e saudáveis que os sucos, e conseguem repor as energias perdidas.

Confira três receitas práticas e saborosas para preparar em casa: 

Hortelã e Menta
Ingredientes:
500ml de água
Suco de um limão
2 saquinhos de chá de hortelã ou menta
2 saquinhos de chá de erva doce
Açúcar ou mel a gosto

Modo de preparo:
Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Remova os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado.
Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo.





Maracujá com Maçã
Ingredientes:
1 maçã gala
1 maracujá
2 xícaras (chá) de água
4 gotas de adoçante ou açúcar
6 cubos de gelo

Modo de preparo:
Lave e descasque a maçã. Leve ao fogo a polpa do maracujá, a maçã picada e a água. Deixe ferver por 5 minutos. Coe com auxílio de uma peneira e deixe esfriar na geladeira. Adoce e sirva com cubos de gelo.





Chá de Limão
Ingredientes:
1 litro de água
suco de 1 limão espremido na hora
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou outro adoçante natural)

Modo de preparo:
Leve um litro d’água ao fogo em uma chaleira de aço com tampa. Assim que a água começar a ferver, coloque 3 colheres de açúcar mascavo, ou outro adoçante natural da sua preferência, gire e cubra com a tampa até a água comece a ferver fortemente. Quando começar a ferver forte, desligue o fogo e coloque 3 saquinhos ou 3 colheres de chá de chá preto em pó e deixe em infusão por 4 minutos. Retire os saquinhos, ou coe o líquido, e deixe esfriar.
Somente quando estiver bem frio coloque o suco de limão espremido. Despeje o chá em uma garrafa de vidro para conservar em geladeira.