sexta-feira, 10 de julho de 2015

Snowbording: só na neve?

O que é?
O esqui, surgido no final do século XIX, é um esporte onde se desliza em uma prancha sobre a neve.
Essa modalidade de esporte na neve, que abrange outros tipos de esportes no gelo, era unicamente praticada nos países do Norte, mas depois da Primeira Guerra Mundial e dos Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno de 1924, foram altamente difundidos e hoje é praticada em vários países que dispõem das condições naturais de inverno.
O snowbording tem a mesma ideia do surf, porém esse último utiliza as águas do mar e assim como os surfistas que procuram as melhores ondas, os esquiadores procuram as melhores montanhas nevadas para praticarem o esqui.



Nem sempre a natureza coopera com os atletas, as ondas nem sempre estão perfeitas para o surf, o vento nem sempre está forte para o kitesurf, a chuva às vezes alaga o campo de futebol ou a quadra de tênis, a água está muito gelada para a natação ou a montanha não tem neve.

Porém, assim como um surfista que viaja ao Havaí para conseguir as melhores ondas, um snowborder procura a condição mais favorável para praticar seu esporte.
E foi justamente isso que aconteceu com Adrian Cenni ao chegar à montanha de neve em que esquiava todos os anos, na Suécia.
Era o mês de abril, primavera de 2008, e ao chegar lá, ele percebeu que a montanha não tinha neve, e era impossível esquiar naquelas condições.
Mesmo assim, ele se deu conta de que não poderia deixar de praticar seu esporte só porque o ambiente não era favorável, e surgiu a ideia, juntamente com um amigo, de procurar outro lugar: as nuvens.

Esqui nas nuvens
Quem nunca sonhou em voar sobre as nuvens? Parece loucura, mas é possível.



Pra colocar a ideia em prática, Adrian Cenni precisou da ajuda de alguns amigos e principalmente de um helicóptero. O helicóptero foi adaptado com aparelhos capazes de sustentar o peso do atleta sem causar nenhum problema, inclusive com o cuidado de evitar que o helicóptero pendesse para um lado.
O snowborder foi suspenso no ar através de cabos a 6000 pés de altitude, se equipou com as roupas ideais para a temperatura, realizou alguns movimentos típicos do esqui e filmou tudo, provando que quando se quer de verdade, dá-se um jeito, mesmo quando as condições mostram o contrário.