quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Magnetismo, estilo e inclusão - relógio para deficientes visuais

A simplicidade de ver que horas são em um relógio de pulso pode parecer algo completamente corriqueiro e banal para quem enxerga perfeitamente. Porém, tente se imaginar sem a sua visão. Como um ato tão simples, tão corriqueiro e fácil seria possível?


Pensando nessas pessoas foi criado e desenvolvido um relógio de pulso inovador chamado de The Bradley. Sendo desenvolvido pela empresa Eone, ele permite que as horas sejam tocadas (além de poderem, claro, serem vistas).

Esse aparelho, que tem seu projeto em titânio sólido, mostra as horas por meio de duas bolinhas: uma delas, localizada na parte superior, mostra os minutos, e a outra, na parte lateral do relógio, indica as horas. Caso essas esferas saiam do lugar ao serem tocadas, um ímã faz com que elas voltem ao lugar que estavam continuando marcando a hora correta, sem nenhuma alteração ou prejuízo.

É interessante contar que o relógio recebeu esse nome em homenagem ao oficial da marinha americana Brad Snyder, que, mesmo tendo perdido a visão em uma explosão terrível no Afeganistão, continuou lutando e perseverando. Ele acabou se tornando um atleta e ganhou uma medalha de ouro na natação nos jogos paraolímpicos de Londres.

Esse relógio revolucionário e inovador foi desenhado com ajuda e pesquisa de um grupo de usuários com deficiência visual, e eles puderam mostrar o que lhes faltava: a independência para ver as horas sem precisarem de dispositivo sonoro. Algo para se sentirem mais independentes, algo que pudesse ser acessado (tocado) em reuniões, aulas, almoços etc. de maneira pessoal e discreta, sem ter que perguntar a ninguém que horas são. Além disso, o relógio tem um design muito bonito, sendo extremamente prático e funcional.

Por meio do tato, as pessoas com deficiência visual podem adquirir maior independência tendo, literalmente as horas nas pontas dos dedos.

Esse relógio estará à venda em breve e custará, aproximadamente, R$800.00.



Fonte: Hypeness