sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cinco dicas essenciais para cuidar da barba



É imprescindível separar alguns minutos da semana para se dedicar a barba, seja para ficar com o rosto liso ou apenas aparar os pelos. O trabalho maior, porém, fica com aqueles que optam por manter a barba comprida, afirma a dermatologista Mariana Barbato, da Sociedade Brasileira de Dermatologia: "Sem os cuidados necessários, ela pode deixar a pele oleosa, pode favorecer o aparecimento de espinhas e até causar descamação da pele", afirma. Separamos cinco dicas para evitar problemas nessa região, e manter uma barba macia e saudável.

1 - Evite coçar




Assim que a barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. Mas usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios. Usar produtos pré e pós barba pode proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.

2 - Higiene



A barba acumula impurezas ao longo do dia e, por isso, precisa ser higienizada diariamente. "A necessidade se torna ainda maior para homens com bigode, pois ele entra em contato direto com alimentos e bebidas", aponta a dermatologista Mariana Barbato. A a solução é lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições com um sabonete neutro, que é menos propenso a causar irritações.

3 - Hidratação 


Para que os pelos da barba fiquem macios, a dermatologista Caroline Cividanes recomenda passar condicionador após o banho e deixar o produto agir por cerca de cinco minutos. Mas é preciso respeitar a frequência do uso do condicionador. "O procedimento não deve ser feito diariamente, porque pode deixar a pele oleosa", explica. A dermatologista Mariana não é a favor do método. Ao invés do condicionador, ela recomenda usar filtro solar ou cremes específicos para o rosto e oil-free.

4 - Corte



O corte da barba pode ser feito com tesoura ou mesmo com o barbeador elétrico. Para os que gostam de criar desenhos ou formatos específicos, é preciso cuidado ao usar a lâmina para não agredir a pele e favorecer pelos encravados. Opte por cremes para barbear com silicone na fórmula, que melhoram o deslizamento da lâmina e diminuem o atrito, reduzindo as irritações. Já no caso de homens com barba muito grossa ou muitos pelos, uma solução para reduzir o volume é optar por algumas sessões de depilação definitiva para facilitar a manutenção. 

5 - Pente para a barba



O pente é um acessório simples mas indispensável para cuidar da barba. Além de dar o estilo e formato que você quiser, ele é importante para desembaraçar fios e retirar resíduos que podem estar entre eles. Penteie os pelos para baixo até quase chegar ao final e veja quais pelos estão desiguais, se destacando dos outros, e então corte com a tesoura. Você pode fazer isso em todas as direções, principalmente se sua barba for cheia o suficiente para deixá-la arredondada.