quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vinhos Tintos: qual mais combina com seu estilo?

Vinhos Tintos: qual mais combina com seu estilo?
O segredo está no caminho. E em apreciar o sabor do resultado. O plantio, o germinar, a colheita. Macerar, produzir, transformar, fermentar, maturar. Um processo diferente para cada tipo de vinho: tinto, branco, rose, espumante, suave. Qual o tipo que se encaixa em seu estilo?

Cada vinho tem seu próprio ritmo e temperatura durante a fermentação, e isso faz toda a diferença no seu sabor. Por isso, pessoas de bom gosto e enólogos ficam atentos ao que é feito por cada produtor e buscam sempre os melhores fornecedores. Do descanso nos tonéis de carvalho até o consumo, veja algumas indicações dos tipos que mais se encaixam para cada ocasião.

Para começar, crie o clima. Vista-se bem, busque formas de servir – seja no restaurante ou em algo mais íntimo –, escolha a melhor taça: esse é o segredo para transformar o vinho em uma experiência inesquecível.

Hoje, falaremos de alguns vinhos tintos, que sempre valem para aquela ocasião especial.

  • CABERNET SAUVIGNON
Cabernet Sauvignon sempre traz sabores mais encorpados. Por conta da quantidade maior de tanino, traz a sensação de grudar no céu da boca e gengivas. Por ser mais “pesado”, torna-se rico em aroma e sabor. Isso é devido à sua passagem por barricas de madeira. O Cabernet Sauvignon tem a classificação de vinho clássico, isto é: ele pode ser armazenado por anos que irá amadurecer com o tempo seus taninos e aromas.
Uma dica: acompanha carnes mais encorpadas, como vermelha e caça.
Uma indicação: Casillero del Diablo Cabernet

  • MERLOT
Sabor frutado e mais arredondado, Merlot é um tipo de uva francesa mais comum de ser encontrada. Os Merlots a 100% trazem as notas correspondentes às frutas negras, tais quais ameixas e amoras. Os índices de taninos são baixos ou médios para esse tipo de vinho tinto. Em comparação ao Cabernet, é mais suave.
Uma dica: pizzas (para aqueles momentos descontraídos!) ou massas feitas ao molho vermelho.
Uma indicação: Salton Volpi Merlot

  • PINOT NOIR
Pense em um cultivo difícil. O tipo de uva Pinot Noir só se cria em climas muito frios. Isso tem a vantagem de trazer para nós esse vinho de sabor mais leve e de muitos aromas. Com destaque significativo na Borgonha (França), esses vinhos trazem toques de morangos, framboesas e cerejas.
Uma dica: acompanha carnes vermelhas mais macias, aves e risotos.
Uma indicação: Cono Sur Bicicleta Pinot Noir

  • SYRAH
Vinda do Sul da França, essa uva negra resulta em vinhos mais encorpados, com notas lembrando ameixa, chocolate, cereja e pimenta. Por isso, acompanham pratos mais específicos para esse tipo de sabor.
Uma dica: pernil, cordeiro e demais carnes mais apimentadas.
Uma indicação: Baron Philippe de Rothschild Cadet d´Oc Syrah

  • MALBEC
Chegamos à uva mais famosa na América do Sul. Malbec produz vinhos alcoólicos mais concentrados. E por isso caem muito bem no churrasco! Nossos vizinhos argentinos bem sabem disso. Então, levar um Malbec para o churrasco na casa dos amigos é uma alternativa ótima à tradicional caixa de cerveja. Sinal de bom gosto.
Uma dica: acompanha bem picanha e carne de porco.
Uma indicação: Trapiche Vineyards Malbec

  • TEMPRANILLO
Uva da Espanha, tem como resultado vinhos tintos agradáveis e leves ao paladar. O Tempranillo possui notas das frutas vermelhas, tais quais cereja, amora e noz-moscada. Para quem está iniciando na degustação dos vinhos, é o ideal.
Uma dica: cai bem com espaguete e pizza.
Uma indicação: Toro Loco Tempranillo

Então, encontrou seu vinho? Deguste, saboreie. Nada de tomar aquelas goladas. Primeiro, sinta o vinho na boca, apure o paladar e só depois passe a engolir. Verá que isso valoriza mais ainda a experiência e o momento. Nessa hora de deixar o vinho esperando na boca, vale o olhar marcante e o sorriso para completar...